quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O australiano Ryan Hardy venceu a 1ª etapa do Mundial de Bodyboard

O australiano Ryan Hardy foi o campeão da primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, o Turbo Pipeline Pro, realizado em Pipeline, no Hawaii. O último dia de competição amanheceu com ondas que chegavam a dois metros.

A final foi realizada em ondas de um metro com séries um pouco maiores. Ryan conseguiu apanhar duas boas ondas e consagrou-se campeão. Ryan Hardy somou 15,86, superando o francês Pierre Louis Costes (15,20), o brasileiro Guilherme Tâmega (10,96), seis vezes campeão mundial, e o australiano Dave Winchester (10,50).

As duas próximas etapas do Mundial acontecem no Brasil, mais concretamente em Itajaí (Santa Catarina), entre os dias 21 e 26 de Abril, e Salvador, entre 28 de Abril e 3 de Maio.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CIRCUITO NACIONAL DE SURF ESPERANÇAS 2009


Decorreu entre os dias 21 e 23 de Fevereiro na praia da Arrifana em Aljezur a primeira etapa do CIRCUITO NACIONAL DE SURF ESPERANÇAS 2009.

As finais aconteceram ontem, dia 23, com ondas a rondar o meio metro de altura, em que o grande destaque foi o jovem surfista do Península de Peniche Surf Clube (PPSC), Guilherme Fonseca, vencedor da categoria Sub-12, sendo digno de nota o facto deste jovem talento de Peniche ter vencido todas as suas baterias.

É de realçar ainda que na categoria Sub-14 atingiu também a final, tendo ficado na segunda posição.

A próxima etapa deste circuito é já entre os dias 6 e 8 de Março na Praia da Poça.

Fonte:
Surftotal

Turbo Bodyboard Pipeline Pro 2009, Dia 2

Bruno Grilo triunfa na segunda etapa de surf no Monte Verde - Açores


Berço da Associação de Surf de São Miguel, a praia do Monte Verde (foi neste local que em 1995 surgiu aquela entidade associativa) foi palco da segunda etapa do Circuito Regional de Surf - Open Açores 2009, com a vitória a sorrir a Bruno Grilo.

O surfista do continente - que se encontra em São Miguel por motivos profissionais - levou a melhor sobre o principal candidato à vitória - e vencedor da etapa inaugural há uma semana em Santa Bárbara - Weverton Nunes.

Luís Ferreira, terceiro há uma semana, foi desta feita quarto, atrás do jovem prodígio de Rabo de Peixe, Diogo Medeiros. O atleta da Secção de Surf do Clube Naval de Ponta Delgada - filiado pela Associação de Surf de São Miguel - entrou bastante determinado no decisivo heat, conseguindo mesmo surfar as primeiras ondas da bateria. Contudo, o cansaço apoderou-se do jovem de apenas 14 anos, que nos últimos dez minutos debateu-se com enormes dificuldades em voltar ao pico depois de uma onda que o trouxe até muito perto do areal. Mesmo assim, a garra demonstrada por Diogo Medeiros levou-o até ao terceiro lugar, ao mesmo tempo que voltou a repetir o triunfo nos Sub-16.

O Circuito Regional de Surf - Open Açores 2009, da responsabilidade da Associação de Surf de São Miguel, sofre uma paragem de sensivelmente dois meses, regressando a 25 de Abril, na Praia das Milícias, para a realização da terceira etapa.

Fonte:
Açoriano Oriental

A primeira edição do Circuito Regional de Bodyboard da Costa da Caparica inicia-se a 28 de Fevereiro (e termina no dia e 1 de Março) na Praia Nova.

Esta iniciativa, criada pela Associação de Bodyboard da Caparica, tem como principal objectivo reunir bodyboarders locais e outros regulares da zona, numa prova a nível regional de forma a impulsionar o aparecimento de novos valores do bodyboard daquela região.

A prova tem ínicio marcado para as 9horas da manhã e divide-se nas categoiras de: Open, Dropknee e Sub-16.

A Associação de Bodyboard da Caparica(ABC) irá contar com o auxílio de bodyboarders locais dos quais se destaca Rita Pires, presidente da ABC.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A nossa Family Glider...que linda!

Aqui está ela, a nossa nova menina. Fomos hoje à Surfers House na Costa da Caparica buscar uma obra de arte, a 9'3" modelo Pigs Might Fly II "Handcrafted with Passion by Paulo Jacinto", com um belíssimo trabalho de shape e laminação com pigmento e polimento que resultou desta forma:



Não vejo hora de passear no deck até ao nose!

Mais fotos no blog Multigliders

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Da Hui Backdoor Shoot Out

Turbo Bodyboard Pipeline Pro 2009



Todos os indicadores apontavam para um incrível dia em Pipeline e eles foram 100% certeiros nas suas previsões. Quando rompeu o nascer do sol sobre a bela North Shore de Oahu, revelou algo que era simultaneamente belo e agradável de assistir. Estava um leve off-shore e durante a maior parte do dia este um swell 8 pés. A meio da manhã, a praia parecia uma quinta de formigas com centenas de espectadores alinhados no arreal, todos a tentar obter um vislumbre dos melhores bodyboarders do mundo em acção.

As 4 primeiras rondas do evento foram concluídas onde se destacaram figuras como os gémeos Ormerod da Austrália, Ruben Quinones de Porto Rico, Damian King e Oshi Grady de Hawaii. No entanto todos aguardavam a segunda bateria da quarta ronda em que o conhecido local de Pipe, Jamie O'Brien entrou na água. Milhares de telespectadores online aderiram à enorme multidão. O miúdo enfrentou o melhores bodyboarders do mundo no seu home break.

Jamie apanhou alguns sets grandes(como esperado), agarrando no rail e facturando grandes tubos. Numa das ondas fez um perfeito bottom, encaixou no tubo e quando estava a sair do tunel a onda cuspiu as duas barbatanas, o que fez com que perdesse o equilibrio, acabando por cair...a multidão delirou!

O evento agora avança para o segundo dia de competição, mas as condições estão a deteriorar-se, pelo que a próxima chamada será amanhã (quinta-feira), às 7 da manhã.

O prazo continua até 27 de Fevereiro, com os melhores dois dias a serem utilizados para o campeonato.

Para seguir o campeonato clica AQUI




Fonte:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Transporte de pranchas de surf com melhores condições na TAP


A TAP e a Associação Nacional de Surfistas estabeleceram um acordo para a melhoria das condições do transporte de pranchas de surf nos aviões da companhia. Com as novas condições, em vigor desde ontem, o custo desce para metade.
O custo de transportar pranchas de surf nos voos da TAP cai para metade na generalidade dos casos. João Capucho, presidente da ANS, afirma no portal de surf do Sapo que se trata de “um dia histórico para o surf”. Até aqui a TAP cobrava 75 euros por trajecto intra-europeu, no transporte de pranchas de mais de 150 cm de comprimento, e 150 euros no longo curso. Agora o custo reduz-se para metade, mediante o transporte da prancha em saco próprio (até 10 Kg) e assinatura de uma declaração de renúncia de indemnização. Sacos com menos de 150 cm de comprimento continuam a ser de transporte gratuito.

Mais informação
ANS

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vitória de Bruno Santos no Hangloose Pro 2009


O Hang Loose Pro Contest terminou a sua 10ª edição realizada em Fernando de Noronha no passado dia 15 de Fevereiro.

Bruno Santos assinalou o início da vitória com uma esquerda, na qual facturou um tubão e foi premiado com 9.90 de nota. Raoni Monteiro também obteve um high-score (8.67) no início da disputa.

Entretanto, Raoni cometeu uma interferência de remada e para dar a volta ao resultado necessitava de uma combinação de duas ondas. Com notas 9.90 e 5.50, Bruno obteve 15.40 pontos, contra 8.67 da única onda surfada por Raoni. Com isso, o niteroiense impediu o inédito bicampeonato do carioca, embolsou 16 mil Dólares e 2.000 pontos, passando a liderar os rankings WQS e Sul-Americano 2009.

Resultado
1 Bruno Santos
2 Raoni Monteiro
3 Marco Polo
3 Marcelo Trekinho
5 Bernardo Pigmeu
5 Ian Gouveia
5 Leonardo Neves
5 Márcio Farney

Fonte:
ASP

BILLABONG AIR & STYLE INNSBRUCK 2009



Resultados do Billabong & Air & Style Innsbruck Tirol 09

1st Colin Frei (CH) : 244 Pts McTwist Indy Grab (6.50 m)
2nd Peetu Piiroinen (FIN) 23 Pts Backside 540 Mute Grab (6.0 m)
3rd Olivier Gittler (FRA) 226 Pts McTwist Japan (5.50 m)

Nokia Highest Air Award
Peetu Piiroinen (FIN) 8.80 m

Primeira etapa do Circuito Algarve 2009 ganha por Miguel Mouzinho


A Praia de Faro recebeu este fim-de-semana a etapa inaugural do Circuito de Surf Algarve 2009. Esta organização do Clube de Surf de Faro trouxe à capital algarvia 122 surfistas o que atesta bem a relevância que esta competição tem vindo a adquirir. Miguel Mouzinho superiorizou-se e venceu a competição.

As condições de mar foram muito boas durante os dois dias. Com sets a atingir os 2 metros e vento fraco offshore, o mar foi apresentando esquerdas e direitas a partir do pico de acordo com a altura da maré proporcionando um espectáculo único aos presentes na praia. No pico da barrinha estiveram montados dois palanques com duas equipas de juízes que garantiram a realização dos heats das seis categorias em disputa. A prova pontuou também para o inter-sócios do Clube de Surf de Faro.

Depois de concluídos os heats do dia de sábado, estavam ainda em prova os principais favoritos das categorias Open Longboard e Feminino.

A final Open dispôs de ondas muito rápidas com sets de 2 metros com os finalistas a alternar na primeira posição durante os 20 minutos que durou o heat. Qualquer dos presentes na final poderia ter vencido a etapa. Porém, Miguel Mouzinho viu o seu esforço retribuído ao superiorizar-se à concorrência conquistando o lugar mais alto do podium.

O Longboard, que surgiu entre as categorias em disputa este ano, contou com 22 surfistas entre os quais um top 16 europeu. A vitória nesta categoria acabaria por sorrir ao vice-campeão nacional João Veríssimo.

A final de Longboard foi muito disputada com os três representantes “da casa” a confirmar a aposta efectuada nesta categoria pelo Clube de Surf de Faro. O brasileiro Rafael Pozzati não teve hipótese face ao surf de João Veríssimo, Manuel Mestre e Rodolfo Oliveira que se apresentaram em grande plano.

Na categoria Feminina, desta vez Katherina Cardoso teve concorrência à altura sendo superada pela jovem local Francisca Coutinho que ficou em primeiro lugar.

A próxima etapa realiza-se em Portimão na Praia da Rocha no decorrer do mês de Março sendo a primeira data possível o dia 21 de Março.

Classificação final

Open
1º Miguel Mouzinho - ASC
2º Eduardo Fernandes – Qta. Dos Lombos
3º Leo Belime - ASC
4º João Verríssimo - CSF

Feminino
1º Francisca Coutinho – CSF
2º Katherina Cardoso - Playsurf
3º Inês Martins - CSF
4º Jéssica Sequeira - QSP

Longboard
1º João Veríssimo - CSF
2º Manuel Mestre - CSF
3º Rodolfo Oliveira - CSF
4º Rafael Pozzatti

Sub 16
1º Gabriel Botelho - Playsurf
2º Basile Belime - ASC
3º Tiago Nunes - CSF
4º Ricardo Conceição - Playsurf

Sub 14
1º Pedro Alcobia - ASC
2º Tiago Nunes - CSF
3º Frederico Femea - Playsurf
4º Martin Gregório - QSP

Sub 12
1º Francisco Duarte - Playsurf
2º Francis Gregório - QSP
3º Bruno Gregório - QSP
4º José Mestre - CSF

Fonte:
Conquilha Press Center

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Billabong Pro Junior 2009


O Billabong Pro Junior Coffs Harbour acabou hoje em condições épicas, com Owen Wright a vencer pela terceira vez consecutiva um evento ASP.
Durante a noite as condições alteraram-se com a entrada um swell de 3 a 4m e os concorrentes foram recebidos com sólido e robusto mar e tempo de tempestade em Coffs Harbour Jetty. No entanto o swell, as rajadas de chuva e o vento diminuiram, e ficaram ondas quase perfeitas de 1 a 1,5m, que acolheram de braços abertos os concorrentes.
Wright, dominou a final derrotando Garrett Parkes, Perth Standlick, e Davey Cathels, que terminou em segundo, terceiro e quarto respectivamente.
Wright detém uma enorme distância na liderança na ASP Pro Junior Australiana após três vitórias consecutivas, uma vez mais encontrava-se em super-forma, acumulando em baterias um total de 17,00 (de possíveis 20).
Por outro lado, Laura Enever carimbou a sua classe, talento e autoridade sobre surf júnior feminino, com uma vitória no Billabong Pro Junior Coffs Harbour em grande estilo.




Fonte:

Ivo Batista e Weverton Nunes vencem em Santa Bárbara


A primeira etapa do Circuito Regional de Surf/Bodyboard - Open Açores 2009, ontem disputada no areal de Santa Bárbara, consagrou como vencedores Ivo Batista (bodyboard) e Weverton Nunes (surf).


A prova, organizada pela Associação de Surf de São Miguel, contou com a participação de 25 atletas, sendo que catorze competiram em bodyboard e onze em surf. Algum público comparaceu ao longo do dia para assistir às diversas baterias que se desenrolaram, tendo ainda assistido ao triunfo de Ivo Batista na prova de bodyboard, numa final que dominou por completo. O atleta, filiado pela Associação organizadora do Circuito, é bastante conhecido dos adeptos do desporto-rei micaelense, já que há largos anos defende as cores da equipa do Santiago e, com a rapidez com que se lhe reconhece, não escondeu a satisfação por ter entrado a ganhar no Circuito que pretende vencer.


Bem mais disputada e competitiva foi a final de surf, com o vencedor só a ficar conhecido nos últimos segundos, altura em que Weverton Nunes apanhou uma onda, surfando do segundo posto directamente para a vitória. O brasileiro, filiado pela recém-criada União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, sublinhou as dificuldades sentidas porque “as ondas vinham com pouca frequência e a maré estava muito cheia”. A segunda etapa do Circuito Regional de Surf está agendada já para o próximo sábado, dia 21, na Praia do Monte Verde, enquanto que a segunda etapa do Circuito de Bodyboard será a 28 de Março na Maia.


1º Etapa Circuito Regional


Classificação final Bodyboard

1º Ivo Baptista - ASSM;

2º Pedro Correia - ASSM;

3º Miguel Furtado - ASSM;

4º Ricardo Ferreira - ASSM;

5º Rodrigo Rijo - ASSM (melhor sub 16);

5º Miguel Reis - ASSM;


Classificação finalSurf

1º Weverton Nunes - USBA;

2º Bruno Grilo - ASSM;

3º Luís Ferreira - ASSM;

4º Diogo Medeiros - CNPD (melhor sub 16);

5º Rui Soares - CNPD;

5º Vasco Medeiros - USBA;


Fonte:

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Praia de Faro recebe 1.ª etapa do Circuito Rumble Fish VQS Algarve 2009


A Praia de Faro recebe a partir de hoje e até amanhã, a etapa inaugural do Circuito de Surf Rumble Fish VQS Algarve 2009, com organização do Clube de Surf de Faro

Com a entrada de novos «sponsors», o circuito vai sofrer algumas mudanças: vai chegar à costa alentejana, num total de sete etapas, e os vencedores em Open, sub-17 e sub-14 têm presença garantida no Campeonato da Europa Volcom, a disputar em 2010 em Califórnia, EUA.

As categorias em competição serão Sub 12, Sub 14, Sub 16, Feminino, Open e Longboard, esta última uma novidade de 2009.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Circuito Nacional Etnies Skate

A última etapa do Circuito Nacional Etnies Skate já tem data marcada. Nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, vão conhecer-se os campeões de Skate 2008/09, nas três categorias: Iniciante, Amador e Profissional. A grande final realiza-se em Lisboa, no Ringue António Livramento, na freguesia de Benfica.

Ao nível profissional, há três candidatos a quem basta apenas a vitória para chegar ao título de campeão do Circuito Nacional Etnies Skate 2008/09. São eles o Ricardo Fonseca, o Ruben Gamito e o Ruben Rodrigues, mas o skater algarvio, Nuno Relógio, também pode sagrar-se campeão, caso a prova não corra de feição aos três primeiros.

Na Categoria Amadores, o destaque vai para Pedro Carreira, Rui Costa e Yasha, bem posicionados na tabela, embora nada esteja, ainda, decidido.

No que se refere aos, iniciados tudo parece indicar que a folgada vantagem de Duarte Pombo deverá levá-lo à vitória. Não esquecer que na soma final entram apenas três etapas, ficando de fora aquela em que se obteve pior classificação.

Esta prova é uma organização do Radical Skate Clube, da Junta de Freguesia de Benfica e da Câmara Municipal de Lisboa.

Fonte:
Sapo

Circuito de Surf e Bodyboard começa em Santa Bárbara - Açores

Os Circuitos Regionais de Surf e de Bodyboard têm início no próximo sábado, dia 14 de Fevereiro, no areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, numa organização da Associação de Surf de São Miguel.

Trata-se do regresso das competições federadas à maior ilha do arquipélago e pela mão da Associação de Surf de São Miguel que, em Agosto, fará uma incursão pela ilha de Santa Maria, local para onde está calendarizada a quinta prova do Circuito Regional de Surf.

As expectativas para a prova inaugural do ano são muito boas, esperando a Associação de Surf de São Miguel um bom número de praticantes, tanto na prova de surf como a de bodyboard.

As inscrições encerram ao final da tarde de sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, com as baterias a terem início pelas 12h00 de Sábado.

O Circuito Regional de Surf e de Bodyboard conta com o patrocínio da Zon Açores, do Grupo Sata-Surf to fly, as marcas Onda e JB, da loja Sport Dream e da Empresa Municipal Ribeira Grande Mais


Circuito Regional de Surf
Calendário para 2009
14 de Fevereiro - Praia de Santa Bárbara;
21 de Fevereiro - Praia do Monte Verde;
25 de Abril - Praia das Milícias;
27 de Junho - Praia de Santa Bárbara;
29 de Agosto - Praia Formoso (Santa Maria);
31 de Outubro - Praia de Santa Bárbara.

Circuito Regional de Bodyboard
Calendário para 2009
14 de Fevereiro - Praia de Santa Bárbara;
28 de Março - Praia da Maia;
30 de Maio - Praia das Milícias;
25 de Julho - Praia do Monte Verde;
26 de Setembro - Praia de Santa Bárbara;
31 de Outubro - Praia de Santa Bárbara.

Fonte:
Açoriano Oriental

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tiago Pires no WCT

Wayne "Rabbit" Bartholomew deixa a ASP

Surge uma onda de admiração e respeito, prestada pela comunidade surfista, pelo facto de Wayne "Rabbit" Bartholomew deixar o cargo de Presidente da ASP International.

Swelltube e Yousurftubes

Ver os teus filmes de surf preferidos, fazer upload ou partilhar as tuas surfadas na comunidade, tudo isto à distância de um clique no novo Swelltube.com

Não que seja uma novidade, tendo em conta que por exemplo o site Yousurftubes já existia à algum tempo, este Swelltube no entanto vem acrescentar algo, visto que foi criado um pouco à imagem do famoso Youtube.com.

As caracteristicas deste são em tudo muito parecidas com as do maior site vídeo online, desde realizar uploads em quase todos os formatos, publicar imagens noutros sites dos vídeos do Swelltube, ou inclusivamente através de uma ferramenta disponibilizada no site fazer o upload de videos do youtube e colocá-los posteriormente no Swelltube.

São algumas das funcionalidades inovadoras no Swelltube, que vem oferecer algo mais neste tipo de plataforma vídeo online.

Acede a estes sites em:

http://www.swelltube.com

http://yousurftubes.magnify.net

Fonte:
Alfarroba Press Center

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Perfection in Portugal

A revista Transworld Surf na pessoa de Carl Steindler (fotógrafo associado) esteve nas duas primeiras semanas do ano em Portugal, para fazer uma reportagem da perigosa onda da Ericeira: a Cave.

A famosa direita é uma das ondas mais temidas face à pouca profundidade da laje, é uma onda onde poucos se aventuram.

Para o acompanhar o fotógrafo escolheu o aussie Damien “Dom” Wills, mas infelizmente a onda não lhes deu um ar da sua graça, acabaram por andar pela zona centro da costa lusitana à procura de picos perfeitos, juntamente com Gony Zubizarreta, Aritz Aranburu de Espanha e o Luso Alemão Marlon Lipke.

Eis uma parte do registo fotográfico em vários Reef breaks, Point breaks e Beach breaks, de Carcavelos, Pedra Branca, Coxos, Supertubos, etc.

Algumas fotos com Paulo do Bairro e Nicolau Von Rupp.




Ver mais em TransWorldSurf

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Btt Descida em Venosc nos Alpes

Fugindo um pouco ao Surf, Bodyboard, Skate eis um video de Freeride de BTT



Rider : Sebastien Chovet, team d'Ayton-Giant.
Cameraman: Elmar Keineke, responsavel SRAM Europa.

Fonte:
Daily Motion

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Viana do Castelo: Skate Parque vai avançar

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de adjudicar à empresa Radical Skate Clube, o projecto de arquitectura para a execução do futuro Skate Parque de Viana do Castelo. A obra tem um orçamento previsto de aproximadamente 250 mil euros e permitirá criar condições para a prática de desportos radicais em Viana do Castelo e para acolher campeonatos nacionais e internacionais da modalidade.

O espaço foi assim projectado para responder às necessidades das várias modalidades praticadas em Portugal: Street, Street Plaza e Rampa, contendo zonas de escadas, corrimões, planos inclinados e zonas de obstáculos dispostos em patamares de alturas distintas interligados entre si. O projecto contempla, num elemento inovador em relação aos restantes, três rampas de half pipes, podendo receber competições nacionais e internacionais de skate, in line ou BMX Freestyle. Está também preparado para efectuar acções de formação.

Enquadrado numa zona verde do Parque da Cidade de Viana do Castelo, o Skate Parque terá uma área de implantação de 4300 metros quadrados.

Fonte:
Opção Turismo