terça-feira, 31 de março de 2009

Jordy Smith vence a 1ª etapa do O'Neill Cold Water Classic




Jordy Smith venceu o ASP World Qualifying Series (WQS) 6 Estrelas O'Neill Cold Water Classic Tasmânia, a bombar em Bluff Reef, frustrando Damien Hobgood na final.

Com um swell a rondar os 8 pés, vento offshore e para ajudar um espantoso dia de sol, Jordy Smith e Damien Hobgood mostraram a razão de serem dois dos melhores surfistas do momento.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Petição!!!


...é com as melhores expectativas que avançamos com este pequeno projecto, no qual é essencial a colaboração de todos vós!

Está no ar uma petição para que consigamos que Sta. Iria seja definitivamente uma área de eleição para a prática desportiva do longboard skate, assim como de grande utilidade para outros desportos e lazer!

Para os que não conhecem, a descida de Sta. Iria é uma antiga nacional fechada ao trânsito, mas também um local onde se verifica o despejo de muitos resíduos e entulho da parte de alguns cidadãos menos respeitadores e ambientalistas...

O objectivo é dar o conhecimento à Câmara desta situação, fechar a estrada com blocos de betão, impedir o acesso a quem por lá pratica estes crimes ambientais, e por outro lado, permitir a utilização do espaço pela comunidade, seja para o desporto ou lazer.Deste modo, pedimos o vosso apoio e colaboração, para que o movimento ganhe a força necessária para vingar...

Passem a palavra...

Fonte:

Catarina Sousa no Circuito Mundial de Bodyboard


A bodyboarder Catarina Sousa, Vice-Campeã Nacional de 2008, está no Havai para disputar a 1ª Etapa do Circuito Mundial de Bodyboard. O evento do Grand Slam vai decorrer em Pipeline, entre 31 de Março e 14 de Abril, esperam-se as melhores condições para a disputa do ambicionado titulo.

As oito presenças de Catarina Sousa na fabulosa ilha de O’ahu significam um bom conhecimento do local, o que leva a atleta lusa a poder ambicionar por um lugar na grande final do campeonato.

Para Catarina, "o Havai é como uma segunda casa. Vim aqui pela primeira vez há 10 anos e recordo sempre coisas boas”. Quanto a comparações, “aqui, as ondas são muito diferentes de outros lugares do mundo, mais pesadas e agressivas, no entanto, muito boas para melhorarmos o nosso nível", frisou.

De relembrar que, no ano de 2007, Catarina conseguiu um 5º lugar em Pipeline naquele que foi para a bodyboarder "o campeonato com as maiores ondas, e em que a final escapou por pouco".

Fonte:
O Jogo

quarta-feira, 25 de março de 2009

Circuito Regional da Caparica de BODYBOARD

Praia da Saúde recebeu segunda etapa

Terminou este domingo a segunda etapa do Circuito Regional da Caparica, desta feita, realizada na Praia da Saúde. Num ambiente de boa disposição e de grande convívio, diferentes gerações participaram uma vez mais nesta iniciativa levada a cabo pela Associação de Bodyboard da Caparica e pela Miramar Bodyboard Shop.


O sucesso da primeira etapa terá sido decisivo para o aumento do número de inscritos. Desta vez competiram cerca de 75 atletas distribuídos pelas categorias Open, Drop Knee e Sub-16.



O mar apresentou-se com boas condições durante todo o fim de semana, com ondas de meio metro a 1 metro. A ausência de vento no domingo foi um factor adjuvante neste dia decisivo de prova, e os primeiros atletas que se fizeram a água logo pela manhã puderam mostrar o seu melhor, em condições bastante boas.No entanto, e com o início da tarde as condições alteraram-se ligeiramente. O vento afectou um pouco o mar mas nem assim se deixou de ver excelentes prestações.



Da final de sub-16 saiu vencedor Tomás Botelho, ficando Flávio Silva em segundo, João Capelo em terceiro e Guilherme Godinho em quarto. Quanto à categoria Open esta foi, como sempre, muito disputada e o apuramento do vencedor sempre em aberto até à final. Sérgio Machado tinha aqui a oportunidade de vingar o segundo lugar da etapa anterior, mas quis o destino que o troféu lhe fugisse uma vez mais, desta vez para as mãos de Rui "Espanta" Pereira, local da Cova do Vapor. Nuno Cardoso e Paulo Murça ficaram, por sua vez, num honroso terceiro e quarto lugar.



Por fim, da categoria de Drop Knee saiu justo vencedor David Rafachinho, recentemente saído de uma lesão no joelho, com Miguel Rocha a repetir a classificação da 1ª etapa, alcançando o segundo lugar, Hélder Santos o terceiro e Romeu Ribeiro o quarto lugar.



Fonte:
Sapo

Osiris Skate Challenge



É o primeiro Osiris Skate Challenge a ser disputado em Portugal e promete ser uma prova cheia de manobras espectaculares: em jogo está um Prize Money de 750 euros e dezenas de prémios oferecidos pela Osiris e pela Sample Skate Shop. O Osiris Skate Challenge vai decorrer já no próximo sábado, dia 28 de Março, no Skate Parque da Quinta Municipal da Piedade, em Vila Franca de Xira.


Notícia completa, horários e localização: AQUI

Fonte:
Radical Skate Clube

terça-feira, 24 de março de 2009

The 10 Hottest Pro Surfer Girls - Transworld Surf



Fonte:
Transworld

Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2009


Os melhores surfistas sub-18 do mundo preparam-se para o maior desafio do ano, a Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2009. Agora no seu sétimo ano, o evento de tipo Olímpico será realizado a partir de 28 Março até 5 Abril nas ondas de La FAE praia em Salinas, Equador. Toda a competição e abertura do desfile das nações será apresentado ao vivo no webcast, em www.isaworldjuniors.com

segunda-feira, 23 de março de 2009

O'Neill Coldwater Classic Series 2009



Começou hoje e termina no próximo dia 29 de Março, o O'Neill Coldwater Classic, em Marrawaw, Tasmânia - Australia. O último report anunciou ondas de 3 metros, vento offshore, excelentes condições para a prova.

Miguel Mouzinho vence na Praia da Rocha


Miguel Mouzinho e Katherina Cardoso são os grandes vencedores da 2ª etapa do Circuito de Surf Algarve 2009 que decorreu este fim de semana, 21 e 22 de Março, na Praia da Rocha. Esta prova foi organizada pela Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão no âmbito do Março Jovem. O evento contou com 110 atletas inscritos.

O primeiro dia de prova foi marcado por ondas de meio metro de oeste apelidadas pelos locais de “mar de fora”. O mar apresentou-se mais consistente durante a manhã, tendo as condições vindo a piorar à medida que a maré descia no pico do molhe. Pelas 15:30 a organização terminou o dia de competição na expectativa de que domingo trouxesse ondas maiores.

Nas categorias principais, todos os favoritos passaram os respectivos heats excepto Miguel Veterano que caiu surpreendentemente no sábado. Em destaque esteve Yuri Wentik que se encontra pelo primeiro ano na categoria Open e terminou um dos seus heats em 1º lugar à frente do experiente Melvin Lipke.

No domingo, contra as previsões que indicavam ondulação maior para o pico do molhe da Praia da Rocha, o mar manteve-se com meio metro mas com consistência suficiente para a realização da prova vindo a apresentar melhorias para o final da tarde. Com ondas de sueste e vento sideshore fraco os heats de 20 minutos sucederam-se com 10 ondas pontuáveis e as melhores 2 a relevar para efeitos de classificação.

Ao início da manhã, a competição encontrava-se nos quartos de final Open e Sub 16, meias finais Feminino, final Sub 14 e final Sub 12.

Após algumas eliminações menos esperadas como Alexandre Botelho, a chegaram à final Miguel Mouzinho, Manuel João, João Serafim e Rodolfo Oliveira. Os dois primeiros destacaram-se da concorrência aproveitando os sets maiores para executar manobras fluidas que lhes valeram preciosos pontos. Miguel Mouzinho viria a não dar hipóteses a Manuel João com duas ondas de belo efeito projectando muita água no ar em sucessivas batidas na onda.

Mouzinho, que tem dominado de forma arrasadora a edição 2009 deste circuito, ganhou ainda um prémio monetário de €50 patrocinado pela Quinta Mata Mouros por ter realizado a melhor manobra desta etapa.

Na final feminina, Katherina Cardoso voltou às vitórias depois de ter dominado durante toda a temporada de 2008. A anterior líder do ranking Francisca Coutinho não conseguiu chegar à final o que deixou caminho aberto à vitória de Katherina. Diga-se que recentemente, esta surfista ascendeu ao 2º lugar do ranking do Nacional de Esperanças apresentando-se este fim de semana ao mais alto nível.

Fonte:

quinta-feira, 19 de março de 2009

Circuito de Surf do Algarve na Praia da Rocha


Neste fim de semana, 21 e 22 de Março, a Praia de Rocha receberá a 2ª Etapa do Circuito de Surf Algarve 2009. Esta prova é organizada pela Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão no âmbito do Março Jovem, uma iniciativa apoiada pelo Município de Portimão.


Está prevista competição nas categorias Sub12, Sub14, Sub16, Open e Feminino. A melhor manobra desta etapa terá um prémio de 50€. A decisão da atribuição do prémio caberá à organização e o apoio é da Quinta Mata Mouros.

Inserido na animação de praia à volta do evento, realiza-se no sábado, pelas 14:00h um campeonato de skate com organização e apoio da Central Skate Shop. Durante todo o fim de semana realizar-se-ão sessões de demonstração de street surfing, uma nova vertente de skate. Todos os presentes poderão testar estas pranchas.
Programa

Sábado, 21 Março
Check in 9h.
Inicio da competição 10h.
14h - 16 Prova de skate
Final do 1.º dia de competição 18h.

Domingo, 22 Março
Check in 8h.
Inicio da competição 8h30.
14h Final da competição
15h Entrega de prémios



Fonte:

terça-feira, 17 de março de 2009

Circuito Inter Sócios Quinta dos Lombos - Carcavelos


A segunda etapa do Circuito Inter Sócios do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos decorreu na praia de Carcavelos e ficou marcada por um número recorde de participantes, com 11 escolas presentes e 130 atletas inscritos.

Mais de uma dezena de escolas estiveram representadas pelos seus atletas: Surf Academia, Puremocean, Carcavelos Surf School, Angels Surf School, Nova Onda, Boggie Chicks, 7ª Essência, Action Wave, Grommets, Ibéria, e Guincho Surf School.

As meninas foram a grande surpresa da etapa, pelo número de atletas inscritas, que ultrapassou as duas dezenas. Pandora Saldanha, vencedora da etapa e campeã em título do circuito 2008, destacou “a importância da participação de mais atletas na sua categoria para aumentar a competitividade”.

No surf, Pedro Soares foi o vencedor pela segunda vez consecutiva da categoria Open. Klaus Eyere ganhou nos Sub 12, demonstrando um bom nível de surf para a idade. João Gaivão que não tinha competido na primeira etapa levou a vitória para casa, podendo a partir de agora, voltar a lutar pela corrida ao título.

Diogo Appleton venceu mais uma vez a categoria de Sub 16 mas deixou escapar prematuramente a luta pelos Sub 18, ganha por Philip Katzeinstein, que mostrou grande evolução desde a primeira etapa. No sector feminino, Pandora Saldanha arrecadou mais um triunfo, enquanto Manuel Constantino, oriundo da Costa da Caparica, foi a Carcavelos buscar a taça, na categoria de Longboard.

Quanto ao bodyboard, no Open, o destaque foi para António Azevedo que se estreou no circuito com uma vitória. Nos Sub 12, Guilherme Guerra foi o campeão enquanto nos Sub 14 Mauro Bandeiras, um crónico vencedor desta categoria não deu hipóteses aos seus adversários. Nos Sub 16, Miguel Coelho, que entrou pela primeira vez no circuito, venceu e convenceu. No feminino, a atleta Marta Fonseca dominou a final e arrecadou o primeiro lugar do pódio.

Fonte:
Desporto na Linha

sábado, 14 de março de 2009

Não vejo hora de ir surfar...

Quiksilver Pro Gold Coast 2009

KIRRA, Austrália (Quarta-feira, 11 de Março de 2009) - Joel Parkinson (AUS), 27, ganhou o Quiksilver Pro Gold Coast, frustrando o colega finalista Adriano de Souza (BRA), 22, com ondas de seis a oito pés (3 metros).

Após um hiato de 12 anos, hoje o recurso interposto pela ASP World Tour trouxe de volta para Kirra o final do Quiksilver Pro Gold Coast. Embora as condições não estivessem clássicas estavam desafiantes, e o histórico pointbreak ofereceu tubos agitados com enorme potencial pontuação.

Parkinson, vencedor do Quiksilver Pro Gold Coast, em 2002, estava sem medo e lutou forte na renhida final, colectando um excelente 8,83 fora de uma possível 10 no seu heat de abertura, onde acabou por partir a sua prancha.

O local favorito retornou ao line up para completar a saga de altas pontuações, incluindo um 7,50 e um 8,17, antes fazer o segundo 10, fazendo na bateria um total e insuperável 18,84 fora de um eventual 20.

Parkinson senta-se no topo do ASP World Tour, em excelente posição para a sua campanha de 2009 do Título Mundial ASP .



Fonte:
Quiksilver Pro

Osiris Challenge - Vila Franca de Xira


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai organizar, este mês, o Festival da Juventude, que conforme é tradição, recebe uma competição de Skate. O Osiris Skate Challenge promete levar ao Skate Parque da Quinta Municipal da Piedade alguns dos melhores skaters nacionais, que disputarão 750 euros de prémio monetário e muito material técnico, oferecido pela Sample Skate Shop.


O Osiris Skate Challenge decorrerá no Sábado, 28 de Março, e será disputado em duas categorias, Iniciados e Open. Os melhores da Categoria Open serão premiados com 750 euros. Para os Iniciados haverá muitos prémios, oferta da Osíris e da Sample e, haverá ainda uma distinção para os melhores skaters locais a competir em cada categoria.


As inscrições para a prova são gratuitas e realizam-se entre as 11:30 e as 13:00, com a prova a iniciar-se às 14:00. O Domingo vai ser preenchido com aulas de skate, que proporcionam a todos a oportunidade de experimentar ou aperfeiçoar a sua técnica da modalidade.


Fonte:

sexta-feira, 13 de março de 2009

Circuito Deeply/ AON Bodyboard



A Associação Onda do Norte (AON) vai realizar, já no próximo fim-de-semana (14 e 15 de Março), a 1.ª etapa do Circuito Deeply AON na praia de Leça da Palmeira.

Este circuito de Bodyboard, é constituído por 3 etapas, todas elas localizadas no município de Matosinhos e vai contar com as categorias de BB Open, BB Sub-18, BB Sub-16, BB Sub-14, BB Feminino e BB Masters (+35 anos). O circuito tem ainda, para além do julgamento profissional onde os juizes são certificados pela Federação Portuguesa de Surf, o sistema informático que permite que os atletas saibam instantaneamente as suas pontuações durante os seus heats.

A 2ª e 3ª etapas etapa estão agendadas para os dias 23 e 24 de Maio, na Praia da Sacor, e para os dias 17 e 18 de Outubro em Matosinhos, respectivamente.
A inscrição deve conter o nome e a respectiva categoria, tendo em conta que não é possível participar em mais de duas categorias. No acto de pagamento, é necessário a apresentação do cartão de Federado. A quota anual de sócio da AON tem um valor de 2€.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Stephanie Gilmore conquista WCT de Goald Coast



A bicampeã mundial Stephanie Gilmore continua o seu reinado no circuito feminino da ASP. A australiana de 21 anos voltou a vencer uma etapa do WCT, realizada na Gold Coast, Austrália, que abre a temporada, derrotando a havaiana Melanie Bartels, 26, na decisão do Roxy Pro neste domingo.

As finalistas barraram as estreantes nas semifinais, com a havaiana Coco Ho, 17, e a neozelandesa Paige Hareb, 18, acabando em terceiro lugar nas suas primeiras participações na elite. Com 17, Stephanie Gilmore ganhou pela primeira vez na Gold Coast, entrando como convidada pelas triagens.

A surfista não perdeu tempo e abriu a grande final com uma onda excelente, nota 9,57, a maior do domingo de séries de 2-3 pés em Snapper Rocks. Praticamente liquidou a havaiana com esta onda, garantindo o título com um 6,5 na última que surfou antes de ser carregada pelo público.

A próxima etapa do ASP Women´s Tour 2009 é o Rip Curl Pro em Bells Beach, novamente com o masculino, nos dias 07 a 18 de Abril em Torquay, na gelada região de Victoria, sul da Austrália.

Circuito Nacional de Surf Esperanças: Segunda etapa termina no Guincho


No derradeiro dia da segunda etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças e com o dia a nascer sem ondas na Praia da Poça, em S. João do Estoril, a organização foi forçada a passar a prova para a Praia do Guincho, onde se disputaram as finais.

Com ondas com mais de um metro e pouco vento, o dia começou com a realização das meias-finais Femininas, de Sub16 e de Sub18. As primeiras surpresas foram as eliminações de Carina Duarte e Francisca Sousa, que ficaram de fora da grande final. Nas restantes categorias, destaque para a presença de Rui Henriques e Vasco Ribeiro nas duas finais.

Já com o vento muito mais forte e com o mar consideravelmente maior, entrou para a água a primeira final do dia, em Sub14. João Kopke liderou praticamente a toda a final mas perto do fim, Miguel Blanco fez uma onda de 7,7 pontos e levou a vitória para casa, relegando João para a segunda posição. Nos terceiro e quarto lugares, ficaram, respectivamente, João Berberan e Tomás Fernandes.

Seguiu-se a final de Sub12, que colocou Tomás Ferreira no quarto lugar. Na terceira posição ficou Francisco Duarte, enquanto Guilherme Fonseca finalizou no terceiro posto. O grande vencedor foi o jovem Santiago Miranda.

Na final do escalão de Sub16, Vasco Ribeiro desde cedo garantiu a vitória com duas ondas e manobras muito fortes. Basile Belime foi segundo, Rui Henriques terceiro, e Francisco Alves quarto classificado.

Já na final Feminina, o nível dentro de água foi fraco e as meninas apanharam poucas ondas. Ana Sarmento acabou no quarto lugar, Carolina Guerreiro ocupou a terceira posição e Catherina Cardoso terminou na segunda posição da tabela. A vencedora da etapa foi Maria Abecasis, que desta forma entra no seu ano competitivo com uma vitória.

A última final do dia, foi a que teve mais nível na água, e uma disputa muito grande pela vitória entre Vasco Ribeiro e José Ferreira. Após sucessivas alterações na liderança, José Ferreira marcou uma nota de nove pontos, que a juntar a outra de sete, deu-lhe a vitória na etapa.

Vasco Ribeiro, desta vez, não conseguiu repetir o triunfo averbado entre os Sub16 e acabou a prova no segundo lugar. Na terceira e quarta posições, finalizaram Timothy Latte e Rui Henriques, respectivamente.

Fonte:
Desporto na Linha

Australianos afastam Tiago Pires e Kelly Slater

O australiano Joel Parkinson bateu o português Tiago Pires na terceira ronda do Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália, enquanto o «mítico» Kelly Slater foi afastado por Julian Wilson.

A pontuação alcançada por Tiago «Saca» Pires, de 7,50 e 7 totalizando 14,50, foi insuficiente perante os 18,50 de Parkinson, quarto do Mundo em 2008, resultantes de ondas 8,83 e 9,67.

Com a eliminação no quarto «heat» da terceira ronda, o surfista luso, 31º do ranking do ano passado, terminou entre os 17º classificados da prova inaugural do Circuito Mundial ASP de surf de 2009.

Na mesma posição que o norte-americano Kelly Slater, detentor do título e nove vezes campeão do Mundo, que foi afastado da prova pelo anfitrião e «wildcard» Julian Wilson.

Depois de alcançar um total de notas de 13,84, Slater, que usou uma prancha original mais curta e larga, assumiu a frustração e queixou-se da qualidade das ondas, enquanto Wilson, com 15,33, festejou o feito.



Fonte:
Diário Digital

quinta-feira, 5 de março de 2009

Praia da Poça recebe 2ª etapa da Deeply Surf Esperanças 2009

É já amanhã, sexta-feira, que arranca na praia da Poça, em S. João do Estoril, a 2ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças 2009. As condições apontam para uma ondulação que deve fornecer ondas com cerca de 1,5 a dois metros para o primeiro dia de prova, com o vento a ser do quadrante Norte, que significa off shore.

O check-in para amanhã está marcado para as 8h30, na praia da Poça, para um possível começo às 9h. Apenas as categorias de Sub-16 e Sub-18 irão competir durante o primeiro dia de prova.

Com cerca de noventa inscritos, divididos pelas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino, espera-se que o surf praticado nesta ronda seja do mais alto nível.

Depois de algumas ausências importantes na primeira etapa, este campeonato já vai contar com os Campeões Nacionais de Sub-14 e Sub-18 (Vasco Ribeiro) e Sub-16 (José Ferreira), que, após um estágio de 10 dias em Marrocos, estão com muita vontade de lutar novamente pela vitória.

O Surfing Clube da Costa do Sol é, actualmente, um dos clubes com mais importância no panorama do surf nacional. A comprovar esse facto, podemos salientar que o SCCS foi o clube com mais Campeões Nacionais de Surf em 2008, contando com os atletas que venceram os títulos nas categorias de Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-20, Surf Open, e, ainda, com os vice-títulos em Sub-16, Sub-18, Sub-18 Feminino, Sub-20 e Surf Open.

A 2ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças, conta com o patrocínio oficial da Deeply, e com os apoios da Câmara Municipal de Cascais, da Federação Portuguesa de Surf, da Echo Rent a Car, do Centro Internacional de Surf e do Bar Surpresa.

Fonte:
OJogo

Nacional de Surf Lightning Bolt Pro Junior 2009

A Associação Nacional de Surfistas (ANS) e a Natural Factor anunciaram o calendário final do Campeonato Nacional de Surf Lightning Bolt Pro Junior para a época de 2009, nas categorias Masculina e Feminina.

As datas e locais escolhidos foram:

1ª Etapa - 10 e 11 de Abril, Praia de São Salvador, Porto
2ª Etapa - 13 e 14 de Junho, Praias de São Julião e Ribeira Ilhas, Ericeira
3ª Etapa - 8 e 9 de Agosto, Praia Grande, Sintra
4ª Etapa - 19 e 20 de Setembro, Praia do CDS, Costa de Caparica, Almada

terça-feira, 3 de março de 2009

Rodrigues, Carreira e Pombo são os novos Campeões Nacionais de Skate


Best Trick - Ruben Rodrigues

Benfica acolheu uma prova memorável: a última etapa do Circuito Nacional Etnies Skate reuniu um número recorde de inscrições e também as melhores manobras, reveladas num ambiente de competição saudável, já habitual entre a comunidade skater.

Ruben Rodrigues, de S. João da Talha, Pedro Carreira, de Lisboa, e Duarte Pombo, de Carcavelos, sagraram-se Campeões Nacionais nas categorias Profissional, Amador e Iniciante, respectivamente, e subiram ao Pódio para receber os Trucks de Ouro, Prata e Bronze.

Esta foi a última etapa do Circuito Nacional Etnies Skate 2008/09. Tempo de fazer contas às quatro provas, excluir a pior etapa e encontrar os melhores atletas de toda a competição. No ranking dos atletas profissionais o campeão Ruben Rodrigues foi seguido do atleta da Pontinha, Ricardo Fonseca, em segundo lugar na tabela, e em terceiro lugar ficou Ruben Gamito, de Vila Nova de Santo André. Na Categoria Amador, a Pedro Carreira seguiu-se Rodrigo Albuquerque, de Alcabideche e Rui Costa, de Faro. Quanto aos iniciados, os três primeiros lugares da tabela pertencem a Duarte Pombo, Ivo Barata, de Oeiras e Tiago Lopes, de Odivelas.

Além de terem alcançado o título de Campeão Nacional, Ruben Rodrigues e Duarte Pombo arrecadaram também o primeiro lugar desta última etapa, nas categorias Profissional e Iniciante, respectivamente. O atleta de S. João da Talha exibiu, diversas manobras das quais se destacam um caballerial double flip perfeito e um frontside feable no corrimão a direito. Em segundo lugar, na categoria Profissional, ficou Helder Lima de Lisboa que acertou, entre outras manobras, um 5-0 para switch crooked e um backside smith. Para conseguir arrecadar a 3ª posição, António Boavida, de Lisboa, acertou manobras como backside disaster e switch backside ollie.

Na categoria Amador o grande vencedor foi Rogério Carvalho, de Leiria. O segundo lugar coube a Rodrigo Albuquerque, de Alcabideche e o terceiro foi para Thaynan da Silva, de Rio de Mouro.

Fábio Garrido, de Leiria e Goncaço Vilardebó, de Carcavelos, levaram para casa os segundo e terceiro lugares na categoria iniciante.

Chegados ao fim de mais uma época do Circuito Nacional Etnies Skate, importa salientar o aumento do número de novos inscritos, sinal de que a modalidade é, cada vez mais, um desporto de eleição entre as novas gerações. Um resultado que é, em muito, devido a todos os que apoiam este Circuito, que é organizado pelo Radical Skate Clube há já 19 anos. Ficam, por isso, os agradecimentos à Etnies, Sample, DHC Tattoos, Rockart, Red Bull, Zona Radical, Correio da Manhã, Record, Best Rock FM, Skatebyte.com, autarquias de Benfica, Lisboa, Albufeira, Póvoa de Varzim e Torres Vedras.

Ranking Nacional de Skate 2008/09

Profissionais
1º Ruben Rodrigues
2º Ricardo Fonseca
3º Ruben Gamito
4º Nuno Relógio
5º Helder Lima
6º Rodrigo Russo
7º Francisco Lopez
8º Karsten Hinrichs
9º João Pinto
10º Paulo Franco

Amadores
1º Pedro Carreira
2º Rodrigo Albuquerque
3º Rui Costa
4º Salvador Silva
5º Miguel Limão Ferreira
6º Mauro Barros
7º André Pereira
8º Tiago Gomes
9º Yasha Andreychenko
10º Valter Sousa

Iniciados
1º Duarte Pombo
2º Ivo Barata
3º Tiago Lopes
4º Pedro Silvestre
5º Filipe Bandeira
6º João Carrilho
7º Jerome Marreiros
8º Max Montgomery
9º Luiz Lemos
10º João Fonseca


Fonte:
Radical Skate Clube

segunda-feira, 2 de março de 2009

Best of Rodney Mullen

Quiksilver Pro - Tiago Pires venceu primeira eliminatória



Tiago Pires venceu no passado dia 28 de Fevereiro a primeira eliminatória do Quiksilver Pro Gold Coast, em Coolangatta, na Austrália, batendo o havaiano Roy Powers e o norte-americano Bobby Martinez.

A vitória no segundo "heat" da competição garantiu a Tiago "Saca" Pires o apuramento directo para a terceira eliminatória da prova inaugural da temporada, que vai decorrer até 11 de Março.

A lesão do australiano Luke Stedman levou a uma mudança no quadro competitivo da primeira ronda da prova, que inicialmente contemplava um confronto entre Tiago Pires, o australiano Mick Fanning, campeão do Mundo em 2007, e o sul-africano Jordy Smith.

O norte-americano Kelly Slater, detentor do título e nove vezes campeão do Mundo, dominou os australianos Dayyan Neve e Daniel Wills.

Já o surfista luso-alemão, residente em Lagos, Marlon Lipke, saiu derrotado na estreia no Circuito Mundial ASP, no embate com o brasileiro Heitor Alves e o australiano Adrian Buchan.

Dada a pontuação, Lipke vai disputar a segunda ronda da prova, frente a um dos cabeças-de-série eliminados nos primeiros confrontos.

Fonte:
Agência Lusa

Fotógrafos estampam fotos de belas modelos em tábuas de skate


E foi a seguir a filosofia que a fabricante suiça Doodah lançou recentemente uma série de tábuas - ou shapes, se preferir - com o sugestivo nome de Super Model Skateboards. Nelas foram festejadas beldades das passareles, como Lara Stone, Toni Garn e a brasileira, Isabeli Fontana, aparecem estampadas livres, leves e soltas, para a alegria da malta.

A colecção, limitada a 150 peças, foi produzida por Claudia Knoepfl e Stefan Indlefoker, dupla de fotógrafos que se vem destacando no circuito da moda com trabalhos para as revistas Vogue Paris, I-D e W, entre outras.

Agora resta saber se os afortunados proprietários destas obras vão circular pelas ruas sobre seus skates, ou ficarão em casa a admirar as top models e seus shapes maravilhosos.

Circuito Regional da Caparica

Não podia ter começado melhor o Circuito Regional da Associação de Bodyboard da Caparica. Esta Associação, a única no Concelho de Almada dedicada exclusivamente ao Bodyboard, recebeu na sua primeira etapa um número de 45 inscritos distribuídos entre as categorias de Open, Drop Knee e Sub-16.

As ondas estiveram com cerca de 1 metro e pouco vento e felizmente a chuva não apareceu na Caparica.

Enquanto no Sub-16 não houve grandes novidades quanto ao vencedor, classificando-se Francisco Bessone em primeiro lugar, na categoria Open já não se pode dizer o mesmo. Com um campeonato muito disputado desde a fase dos quartos-final, as surpresas chegaram com o apuramento do vencedor. Juliano Merola, da Praia da Saúde levou o principal troféu, deixando Sérgio Machado, Carlos Silva e Rui Bernardo em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. A categoria de Drop Knee contou com o menor número de inscritos e dela saiu vencedor o Hélder Santos, também conhecido por Maná.

Independentemente dos resultados esta prova revelou-se como muito positiva ao unir, num único evento, diferentes gerações da Caparica e praticantes de diferentes praias.

A Associação de Bodyboard da Caparica informa também que está para breve a realização da sua segunda etapa.

Resultados finais:

Classificação do Drop Knee
1 – Helder Santos
2 – Miguel Rocha
3 – Carlos Silva
4 – Romeu Ribeiro

Classificação do Sub-16
1 – Francisco Bessone
2 – Tomás Botelho
3 – Gonçalo Palmela
4 – Artur Cristo

Classificação Open
1 – Juliano Merola
2 – Sergio Machado
3 – Carlos Silva
4 – Rui Bernardo

Fonte:
O Jogo