quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Circuito Nacional de Skate 09/10


A terceira etapa do Circuito Nacional de Skate 2009/10 já tem data marcada: dias 3 e 4 de Outubro, os melhores skaters nacionais rumam ao sul do país para inauguar o novíssimo Skate Parque de Faro!

O Circuito Nacional passou, já, por Torres Vedras, na primeira etapa, e pela Póvoa de Varzim, onde foi cumprida a segunda prova do campeonato.

A Grande Final, conforme é tradição, será realizada em Lisboa.

Fonte:
Radical Skate Clube

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Saca acaba no terceiro lugar no Quiksilver Pro France

Tiago Pires acabou o Quiksilver Pro France no terceiro lugar (eliminou nos quartos-de-final Kelly Slater - nove vezes campeão do Mundo e detentor do título - e perdeu nas meias-finais com o campeão da prova, Mick Fanning), conquistando 876 pontos.

Com esta prova o português subiu oito lugares no ranking da ASP, ocupando agora o 23.º lugar do Circuito Mundial ASP de surf.

Final Heat Bede x Mick


Semi 2 Tiago x Mick


Quarters 1 Kelly x Tiago

Aivados recebeu 4ª etapa do Circuito de Surf do Algarve


O surfista de Aljezur, João Serafim, venceu a 4ª etapa do Circuito de Surf do Algarve que decorreu na Praia dos Aivados em plena costa alentejana com vista para a Ilha do Pessegueiro.

Após um interregno que durou todo o Verão, este Circuito voltou à água mostrando uma vez mais a sua relevância no sul do país arrastando uma imensidão de jovens atletas para a competição.

Tratou-se da segunda maior etapa da época com um total de 132 inscritos divididos por 6 categorias. A prova foi organizada pelo Sines Surf Clube, uma colectividade jovem mas que está a dar provas de grande capacidade organizativa.

Esta etapa, anunciada para S. Torpes acabou por rumar a sul em direcção aos Aivados, um local quase natural, que se revelou uma boa aposta por parte da organização uma vez que proporcionou ondas suficientes para a realização da competição.

O primeiro dia de competição foi marcado por ondas de meio metro atingindo um metro nos sets maiores. Mar ordenado e ausência de vento possibilitaram ondas surfáveis para a realização da prova, apesar de algum nevoeiro que se fez sentir.

Ao longo do dia, as baterias foram-se sucedendo nas diversas categorias sem surpresas de maior com excepção da eliminação do ainda muito jovem Basile Belime nos quartos de final Open. Nesta categoria, o local Kalu Oliveira garantiu presença na final.

Na categoria Sub 16, Pedro Alcobia e Basile Belime destacaram-se e passaram à final a realizar no domingo. Estes atletas protagonizariam uma acesa disputa pela vitória final.

Foi possível realizar no sábado a final de longboard onde o farense Manuel Mestre venceu deixando a concorrência mais jovem, João Veríssimo e Luís Esteves nos restantes lugares do podium. A melhor onda da final e muita experiência ditaram a vitória.

Apesar da forte participação de surfistas, foram notadas as ausências de nomes como Miguel Mouzinho, Leo Belime, Alexandre Botelho ou Melvin Lipke. Tanto quanto pudemos apurar, encontram-se em França a acompanhar o WCT, o Campeonato Mundial de Surf. Uma clara aposta em internacionalizar estes jovens do Algarve que assim adquirem experiência junto do topo do surf mundial. A surfista de Portimão Catherina Cardoso esteve igualmente ausente, alegadamente a recuperar de lesão.

O segundo dia de competição teve condições de mar idênticas ao anterior com a excepção do céu que se apresentava limpo com um sol abrasador proporcionando excelentes condições para a praia.

Com cinco finais previstas de 25 minutos com 15 ondas pontuáveis de onde se considerariam as 2 melhores notas, cada bateria foi seguida com particular interesse desde a praia.

Destaque para João Serafim que soube aproveitar a ausência de alguns dos favoritos para impor o seu surf e arrancar a primeira vitória da carreira num evento relevante.

Uma nota para Pedro Alcobia que começa a apresentar resultados muito consistentes tendo vencido a categoria Sub 14 e ficando em 2º lugar em Sub 16.

A final Open foi muito disputada com os surfistas a darem o seu melhor para apresentar um surf fluido apesar do mar pequeno. Ainda assim, assistiu-se a boas sequências de batidas e manobras espectaculares como 360. João Serafim abre o heat com uma onda muito bem pontuada em que é o único a apanhar o set que estava a entrar. depois disso fica à espera de mais uma boa onda enquanto os seus adversários, ainda sem pontuar começaram a apanhar sucessivamente ondas de pior qualidade. Kalu Oliveira viu premiado o seu esforço com um merecido 2º lugar enquanto Manuel João ficou em 3º.


Após a cerimónia da entrega de prémios, o dirigente do Sines Surf Clube, Carlos Santos, mostrou-se satisfeito com a aposta de levar este circuito até às praias alentejanas. “Trata-se de uma aposta a repetir no próximo ano uma vez que esta edição se saldou por um sucesso.”- declarou.

Fonte:
Conquilha

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Já vai ser possível praticar snowboard na AMADORA


A partir do próximo fim-de-semana vai ser possível praticar ski e snowboard durante todo o ano e sem fazer deslocações de longa distância para chegar às estâncias de ski além fronteiras. O Ski Skate Amadora Parque é inaugurado este domingo, tem duas pistas de ski e snowboard e o maior Skate Parque Indoor do país.

Este ano, a temporada de desportos de neve começa já em Setembro… na cidade da Amadora! O novo parque temático da cidade vai ser inaugurado pelas 17 horas do próximo domingo, dia 20 de Setembro. Com uma área de 20 mil m2, vai reunir num único espaço os desportos urbanos e os desportos de neve, permitindo a prática de modalidades como o ski, snowboard, Skate, BMX Freestyle e Inline ao longo de todo o ano.

Para a tarde de domingo o Ski Skate Amadora Parque preparou uma série de demonstrações das várias modalidades, com os campeões nacionais de snowboard, ski, skate, BMX Freestyle e Inline, e também com alguns dos melhores atletas internacionais (Espanha e Argentina). Feitas as demonstrações e aguçada a curiosidade, os convidados vão poder, depois, experimentar as várias modalidades, com direito a aulas e todas as explicações dos monitores.

O parque oferece duas pistas de Ski e Snowboard – principal e de aprendizagem, um skate parque indoor com 1200 m2, um ringue de patinagem e uma área de actividades infantis, zona de restauração e loja, além de ter escolas para as várias modalidades. Este domingo a entrada é com convite. O parque abre portas ao público na terça-feira, dia 22 de Setembro.

Mais informações em www.skiskate-amadora.com pelo email: info@skiskate-amadora.com ou através do telefone 93 613 97 98.

Fonte:
Radical Skate Clube

Buzios Bodyboarding 2009


Após ter passado por sete países, o Circuito Mundial de Bodyboard retorna ao Brasil para mais uma etapa do IBA World Tour. Entre os dias 30 de Setembro e 04 de Outubro, a Praia de Geribá, recebe o Buzios Bodyboarding 2009.

Além de distribuir 1000 pontos no ranking mundial e oferecer U$35.000,00, o evento tem um atractivo a mais para os competidores. A etapa será decisiva para os atletas que pretendem seguir na busca do título mundial.

Entre os homens, sete competidores ainda possuem chances de conquistar o título mundial: os havaianos Jeff Hubbard e Mike Stewart, os australianos Dave Wincester e Ryan Hardy, o brasileiro Guilherme Tâmega, além do francês Pierre Louis Costes e de Amaury Laverhne, de Ilhas Reunião.

Lembrando, que o ranking final é composto pela somatória dos três melhores resultados em eventos Grand Slam e os dois melhores nas etapas internacionais. A situação mais confortável até o momento é a do líder Jeff Hubbard. O havaiano depende só de si mesmo para ser campeão. Caso vença no Brasil e faça uma final em Confital, Jeff garante o título da temporada independente de qualquer resultado de seus adversários.

Para ver o evento ao vivo (LIVE), clicka:
Buzios 2009

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Saca elimina Jordy Smith no Hurley Pro



Tiago “Saca” Pires qualificou-se esta segunda-feira para a terceira ronda do Hurley Pro, 6ª etapa do Circuito Mundial, que está a decorrer na praia de Trestles, na Califórnia, EUA.

O surfista português totalizou 13,50 pontos na repescagem, levando a melhor sobre o sul-africano Jordi Smith. Quem ficou pelo caminho foi o luso-alemão Marlon Lipke, derrotado pelo norte-americano CJ Hobgood.

Expression Session


Fonte:
SCN

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Peniche recebe Circuito Mundial de Bodyboard


A última etapa europeia a contar para o Circuito Mundial de Bodyboard, está a decorrer em Peniche, com a 1ª edição do Peniche Sumol Pro 09, até dia 13 de Setembro.

O prize money total do Peniche Sumol Pro 09 é de 35 mil dólares (20 mil para o Open e 15 mil para o Feminino).

Para assistir ao vivo, clickar AQUI

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Frederico Morais é terceiro do Circuito Europeu de SUB 21
















O surfista português Frederico Morais foi segundo classificado na última etapa do Circuito Europeu de sub-21, realizada em Tenerife, Canárias, Espanha, e que contou com 128 atletas em prova.

A vitória na etapa pertenceu ao francês Charles Martin.

Frederico Morais, de 17 anos, é agora terceiro no Circuito Europeu (entre 176 surfistas) e com o lugar deste domingo garantiu também a presença nos Mundiais de Sub-21, agendados para o próximo ano em Narrabean, na Austrália.

Fonte:
RTP

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Natasha Sagardia venceu a Miss Sumol Cup 2009 em bodyboard


Natasha Sagardia, do Porto Rico, venceu a Miss Sumol Cup 2009 em bodyboard, da Associação de Surf de Aveiro, que terminou esta quarta-feira na Costa Nova, Aveiro.

Na derradeira final disputaram o título a brasileira Neymara Carvalho (tetracampeão do Mundo em título), a basca Eunate Aguirre (líder do ranking mundial), a portuguesa Rita Pires (actual sexta entre as melhores do Mundo) e a porto-riquenha Natasha Sagardia (campeã do Mundo da ISA/amador).

Com 10 dos 30 minutos de prova decorridos, a porto-riquenha ainda não tinha apanhado nenhuma onda, quedando-se pelo último lugar da bateria. Porém, uma primeira onda de 6.50 e, mais tarde, quando a basca já havia regressado ao primeiro lugar, uma outra de 8.50 (a melhor da final) guindaram Natasha Sagardia ao triunfo na Miss Sumol Cup 2009.

«Ganhar esta prova é um grande orgulho para mim e estou muito contente», disse Natasha Sagardia que pela segundo ano consecutivo participou na prova.

Com ondas de 2 metros, com sets a chegarem aos três, boa formação e o pouco vento que se fez sentir na Costa Nova geraram as condições ideais para que as bodyboarders se exibissem ao mais alto nível. Mas fez-se sentir uma forte corrente de Norte para Sul e perto do areal tinham grandes dificuldades em regressar ao outside. Mas com uma moto de água as bodyboarders eram transportadas para a zona de competição.

Com muito público frente ao Contiqui, a portuguesa abriu o heat da final, com uma onda que lhe valeu 4.50 pontos, mas na resposta espanhola assumiu o comando, com uma onda de 6.00 pontos.

A terceira a fazer uma onda foi a brasileira, que roubou o comando a Eunate Aguirre, com 8.25 pontos, e que lhe valeu a liderança até um terço da final. Neymara Carvalho perdeu uma barbatana ao fazer esta onda, obrigando-a a vir a terra, e não conseguiu voltar ao outside, e não conseguiu defender o seu primeiro posto.

Logo atrás da porto-riquenha ficou Eunate Aguirre, a precisar de uma onda de 8.01 para vencer, Neymara Carvalho ficou-se pelo terceiro lugar, a necessitar de uma onda de 6.51, enquanto a representante das cores portuguesas na final terminou no último posto da final, faltando-lhe 9.26 pontos.

Nos resultados intermédios Neymara Carvalho fez a melhor onda da competição nos quartos-de-final (nota máxima dos juízes -10) e conseguiu o maior somatório de pontos num heat (18), na mesma bateria em que se apurou para as meias-finais.

Um bom nível da competição, com os juízes a considerarem seis ondas de excelentes e 14 de boas, num total de 327 surfadas em 17 heats.

Quando ainda falta disputar uma prova do Circuito Europeu a portuguesa Marta Fernandes, que terminou em 5.º lugar, somando 915 pontos, é já a nova campeã europeia de bodyboard.

A brasileira um prémio já tradicional no evento ilhavense. Originária do Rio de Janeiro, a bodyboarder começou a praticar a modalidade apenas aos 23 anos, quando em 2003 disputou pela primeira vez o campeonato carioca. Formada em Comunicação, Renata Cavalleiro é ainda autora do site www.garotasbodyboarders.com, um site único no universo brasileiro e dedicado exclusivamente ao bodyboard feminino.

São Torpes recebe Circuito de Surf Algarve


A Praia de São Torpes em plena costa alentejana receberá nos dias 12 e 13 de Setembro a 4ª etapa do Circuito de Surf do Algarve. A prova é organizada pelo Sines Surf Clube.

Cumpridas 3 etapas deste que é o circuito do país que movimenta mais surfistas, os atletas dirigem-se agora para o Alentejo para desfrutar das excelentes condições que a costa ocidental oferece para a modalidade.

Considerando o número de inscritos nas etapas anteriores, estão previstas mais de uma centena de inscrições. Os líderes do ranking deverão apresentar-se em grande forma depois de um Verão recheado de competições nacionais e internacionais na nossa costa.

Miguel Mouzinho tem dominado o circuito este ano e apresenta-se como favorito para este evento. Ainda assim, seguem-se nomes como Leo Belime e Eduardo Fernandes que venceu a etapa anterior na Praia do Amado.

Na categoria feminina, a atleta de Portimão Catherina Cardoso lidera o ranking apresentando-se este ano numa forma invejável fruto da participação em competições nacionais. Inês Martins e Francisca Coutinho têm agora pouca margem para erro depois da desapontante prestação na Praia do Amado.


Programa

Sábado, 12 Setembro
09:00 - Check in
10:00 - Inicio da competição
18:00 - Final do 1.º dia de competição

Domingo, 13 Setembro
08:00 - Check in
08:30 - Início da competição
14:00 - Final da competição
15: 00 - Entrega de prémios


As inscrições estarão abertas até dia 10 de Setembro e deverão ser enviadas para sinessurfclube.inscricoes@gmail.com. Após essa data os atletas ficarão em lista de espera.

Fonte:

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Francisca Santos é Miss Sumol 2009 em Surf


Francisca Santos é a grande vencedora da competição de surf da Miss Sumol Cup 2009, prova que integra o Campeonato Nacional, sob a égide da Associação Nacional de Surfistas. Já na véspera a surfista da Costa de Caparica tinha dado indicações fortes de que estava confiante e em excelente condição.

Na final, e depois de Joana Rocha (terceira) se colocar na liderança, a meio da bateria Francisca Santos fez duas boas ondas para a direita que a guindaram ao primeiro lugar, posição que não mais largaria.

Fonte:
Miss Sumol Cup