segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Viana do Castelo recebe EuroJunior 2010

A European Surfing Federation anunciou a cidade anfitriã do EuroJunior 2010. E o potencial das ondas de Viana do Castelo reuniu consenso, tendo ficado agendada entre os próximos dias 8 e 16 de Maio, a prova que junta atletas até aos 18 anos de todo o continente europeu.

A realizar-se a cada dois anos, o EuroJunior é considerado como um verdadeiro balão de ensaio para jovens promessas do Surf, do Bodyboard e do Longboard, pelo que Portugal deposita grandes esperanças para esta edição de 2010. Embora esteja previsto saber-se só lá para finais de Março a composição da Selecção Nacional Júnior, José Braga, seleccionador nacional, está já “bastante confiante” face aos bons desempenhos que tem observado durante a temporada passada, pelo que o objectivo assumido é “ganhar o EuroJunior 2010.” Por outras palavras, nada mais do que elevar a fasquia atingida em 2008, quando a equipa portuguesa atingiu em Marrocos a segunda posição no ranking final – os juniores nacionais estiveram presentes em todas as finalíssimas, numa prova que teve como vencedor absoluto a França (Espanha ficou na terceira posição).

Entretanto, a Selecção Nacional Júnior está prestes a seguir para a Nova Zelândia, onde vai competir, entre 20 a 28 de Janeiro, com as melhores equipas do mundo no World Junior Surfing Championship (www.isaworldjuniors.com), com os atletas a terem de dar aqui o seu melhor para, desta forma, conseguirem assegurar presença em Viana do Castelo.

A organização da edição de 2010 do EuroJunior ficará então a cargo do Surf Clube de Viana (SCV), facto esse, aliás, enaltecido pelo seu presidente. Pedro Santos considera este desafio “estratégico e de grande importância”, principalmente por “promover as modalidades em questão junto dos jovens.” Além disso, acrescentou, este convite da European Surfing Federation “é o coroar de duas décadas de existência” do SCV, aniversário celebrado em 2009 e que vem assim manter a capital minhota na rota das principais competições nacionais e internacionais dos desportos de ondas, como aconteceu em Agosto do ano passado com o Campeonato do Mundo de Bodyboard Viana BB Pro.

Mais informações em www.eurosurfing.org

Fonte:
Federação Portuguesa de Surf

Sem comentários:

Enviar um comentário