quarta-feira, 1 de julho de 2009

Buondi Pro Junior /Cordoama O’Neill Pro

Alguns dos melhores surfistas do mundo e da Europa vão estar em Portugal durante a próxima semana, para disputarem o Buondi Pro Junior e o Cordoama O’Neill Pro, de 6 a 12 de Julho, duas provas a contar para os circuitos mundiais e europeus profissionais das suas respectivas categorias.

O Buondi Pro Junior, que será a segunda etapa deste ano a contar para o ranking europeu sub-20 masculino, mas a primeira a contar para o feminino, disputa-se no mesmo palco que o Cordoama O’Neill Pro, precisamente a Praia da Cordoama, em Vila do Bispo, de 6 a 8 de Julho, contando com 7.500 dólares de prize-money.

O jovem francês Marc Lacomare, top 3 mundial júnior, lidera neste momento o ranking masculino, com uma vitória na primeira etapa, realizada em Abril, também em Portugal, mas é seguido de perto pelos gémeos Joackim e Luca Guichard, os dinamarqueses mais algarvios do surf mundial, que estarão a jogar em casa, onde vão seguramente tentar outro brilharete.

Após a prova de júniores, o Mundial de Surf Algarve 09 segue com o Cordoama O’Neill Pro, entre os dias 9 e 12, com 10.000 dólares de premiação, que será a décima oitava etapa do circuito mundial de qualificação e a quarta prova a contar para o ranking europeu deste ano.

Num circuito liderado pelo surfista francês Joan Duru, com Marc Lacomare no segundo lugar e Eric Rebiere no terceiro, o ex-campeão nacional e europeu, Justin Mujica, é actualmente o quinto classificado na tabela, com o tetra-campeão nacional, Ruben Gonzalez, na décima quarta posição e Marlon Lipke ou os gémeos Guichard no actual top 30, todos desejosos de subir na tabela.

Ao todo vão ser sete dias do melhor surf mundial nas quentes ondas do Algarve, numa zona costeira que oferece algumas das melhores condições para a prática do surf em toda a Europa e está repleta de cenários mágicos, de natureza intocada.

Neste momento já estão inscritos cerca de 135 atletas, entre eles o marroquino Abdel El Harim, os portugueses Miguel Ximenez e Alexandre Ferreira, os franceses Damien Chaudoy e Simon Marchand, o luso-germânico Nicolau Von Rupp ou os irmãos Guichard e Miguel Mouzinho, outro jovem talento local em busca de um bom resultado no Cordoama O’Neill Pro.

Para Abílio Pinto, organizador destas provas há quase 20 anos, “este vai ser um ano diferente, pois pela primeira vez organizamos tudo na mesma praia, o que traz vantagens e desvantagens. Agradeço à Câmara Municipal de Vila do Bispo pela aposta, mas tenho pena que outras autarquias da região não continuem a apostar num evento que divulga esta zona do Algarve pelos quatro cantos do mundo. Pode ser que em 2010 o fantasma da crise já tenha desaparecido!”

Fonte:
Global Surf News

Sem comentários:

Enviar um comentário