terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aivados recebeu 4ª etapa do Circuito de Surf do Algarve


O surfista de Aljezur, João Serafim, venceu a 4ª etapa do Circuito de Surf do Algarve que decorreu na Praia dos Aivados em plena costa alentejana com vista para a Ilha do Pessegueiro.

Após um interregno que durou todo o Verão, este Circuito voltou à água mostrando uma vez mais a sua relevância no sul do país arrastando uma imensidão de jovens atletas para a competição.

Tratou-se da segunda maior etapa da época com um total de 132 inscritos divididos por 6 categorias. A prova foi organizada pelo Sines Surf Clube, uma colectividade jovem mas que está a dar provas de grande capacidade organizativa.

Esta etapa, anunciada para S. Torpes acabou por rumar a sul em direcção aos Aivados, um local quase natural, que se revelou uma boa aposta por parte da organização uma vez que proporcionou ondas suficientes para a realização da competição.

O primeiro dia de competição foi marcado por ondas de meio metro atingindo um metro nos sets maiores. Mar ordenado e ausência de vento possibilitaram ondas surfáveis para a realização da prova, apesar de algum nevoeiro que se fez sentir.

Ao longo do dia, as baterias foram-se sucedendo nas diversas categorias sem surpresas de maior com excepção da eliminação do ainda muito jovem Basile Belime nos quartos de final Open. Nesta categoria, o local Kalu Oliveira garantiu presença na final.

Na categoria Sub 16, Pedro Alcobia e Basile Belime destacaram-se e passaram à final a realizar no domingo. Estes atletas protagonizariam uma acesa disputa pela vitória final.

Foi possível realizar no sábado a final de longboard onde o farense Manuel Mestre venceu deixando a concorrência mais jovem, João Veríssimo e Luís Esteves nos restantes lugares do podium. A melhor onda da final e muita experiência ditaram a vitória.

Apesar da forte participação de surfistas, foram notadas as ausências de nomes como Miguel Mouzinho, Leo Belime, Alexandre Botelho ou Melvin Lipke. Tanto quanto pudemos apurar, encontram-se em França a acompanhar o WCT, o Campeonato Mundial de Surf. Uma clara aposta em internacionalizar estes jovens do Algarve que assim adquirem experiência junto do topo do surf mundial. A surfista de Portimão Catherina Cardoso esteve igualmente ausente, alegadamente a recuperar de lesão.

O segundo dia de competição teve condições de mar idênticas ao anterior com a excepção do céu que se apresentava limpo com um sol abrasador proporcionando excelentes condições para a praia.

Com cinco finais previstas de 25 minutos com 15 ondas pontuáveis de onde se considerariam as 2 melhores notas, cada bateria foi seguida com particular interesse desde a praia.

Destaque para João Serafim que soube aproveitar a ausência de alguns dos favoritos para impor o seu surf e arrancar a primeira vitória da carreira num evento relevante.

Uma nota para Pedro Alcobia que começa a apresentar resultados muito consistentes tendo vencido a categoria Sub 14 e ficando em 2º lugar em Sub 16.

A final Open foi muito disputada com os surfistas a darem o seu melhor para apresentar um surf fluido apesar do mar pequeno. Ainda assim, assistiu-se a boas sequências de batidas e manobras espectaculares como 360. João Serafim abre o heat com uma onda muito bem pontuada em que é o único a apanhar o set que estava a entrar. depois disso fica à espera de mais uma boa onda enquanto os seus adversários, ainda sem pontuar começaram a apanhar sucessivamente ondas de pior qualidade. Kalu Oliveira viu premiado o seu esforço com um merecido 2º lugar enquanto Manuel João ficou em 3º.


Após a cerimónia da entrega de prémios, o dirigente do Sines Surf Clube, Carlos Santos, mostrou-se satisfeito com a aposta de levar este circuito até às praias alentejanas. “Trata-se de uma aposta a repetir no próximo ano uma vez que esta edição se saldou por um sucesso.”- declarou.

Fonte:
Conquilha

Sem comentários:

Enviar um comentário