segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Antoine Delpero venceu a 2ª etapa do European Longboard Tour

Num evento totalmente dominado pelos franceses, Antoine Delpero venceu a 2ª etapa do European Longboard Tour que terminou há momentos na Praia de Faro, no Algarve.

Este segundo dia de prova começou com ondas de meio metro com sets de um metro a aparecer ao final da manhã à medida que a maré começou a encher. O vento apresentou-se moderado side-shore contribuindo para uma formação das ondas que não passou o razoável.

As primeiras baterias do dia tinham competidores de alto nível que não podiam falhar sob pena de não chegar às meias-finais. O elevado nível da prova acabou por fazer com que atletas como Ben Skinner, vencedor da etapa anterior, e Sam Bleakley não chegassem sequer às meias finais. Os portugueses ainda em prova como Bruno “Bubas” Charneca e Luís “Lufi” Bento não tiveram argumentos para contrariar a concorrência e não passaram dos quartos de final.

O melhor português em prova foi Luís Esteves seguido de Tiago Estanislau. Manuel Constantino ficou-se pelo 3º lugar entre os portugueses. O melhor português na competição principal arrecadou o Troféu IBIS que inclui um fim de semana no hotel IBIS de S. João do Porto.

Pelas 11:30 efectuou-se a competição retro que possibilitou a realização de manobras bem radicais com estas pranchas curtas e largas. Surpresa foi o formato desta prova que premiou com o 1º lugar a onda com nota mais alta. O verdadeiro espírito surf. O vencedor foi o francês Alexis Deniel que arrecada uma prancha retro Lufi. Bruno “Bubas” Charneca repetiu o 2º lugar da edição de 2008 e ganhou um fim de semana para 2 pessoas no Hotel D. José, em Quarteira.

Com 4 franceses nas meias finais realizadas man to man, Antoine Delpero, número 3 do mundo, superiorizou-se Aurelien Meyneux e qualificou-se para a final, sem surpresa. Na segunda meia final, estiveram presentes Eduard Delpero actual campeão europeu de juniores e o campeão da Europa em título Remy Arauzo.

Aquilo que era uma mera probabilidade veio a concretizar-se. Os irmãos Delpero defrontaram-se na final e proporcionaram um excelente espectáculo na praia apesar das condições difíceis de mar e vento que se faziam sentir. A experiência fez toda a diferença e Antoine venceu numa final em que esteve sempre na frente e controlou o adversário.

O local de prova, em plena Ria Formosa, proporcionou um ambiente acolhedor na praia com massagens, beach bar tropical, som ambiente e uma sempre agradável viagem de barco até ao pico da prova.


A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Centro Náutico da Praia de Faro e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, que reafirmou a sua vontade de projectar a cidade a nível nacional e internacional como verdadeira referência, neste caso, na área desportiva.

Esta é uma forma de mostrar aos participantes e pessoas envolvidas no evento as potencialidades de Faro. Estes indivíduos farão lá fora a promoção da cidade e da região. É nossa intenção continuar a apoiar estas iniciativas capazes de promover o que de bom tem este conselho." - declarou o autarca.

Já no Centro Náutico da Praia de Faro, foi proporcionado a toda a comitiva um barbecue com o tempero “a la Sampaio” a internacionalizar-se. Neste espaço, ao longo do dia, foi possível testar pranchas de street surfing, dar uma volta de BTT, experimentar o paint ball e ter aulas de surf grátis.

No final do evento Manuel Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro, declarou que “este campeonato foi um sucesso. As condições de mar não foram ideais mas tudo o resto funcionou de acordo com o previsto. A logística implementada na Barrinha, local com acesso apenas de barco ou a pé, deu todas as condições a atletas, júris, público e imprensa. Quero deixar uma nota de agradecimento para a Câmara Municipal e para a Oxbow que foram os principais apoiantes desta iniciativa e aos inúmeros apoios locais. A nossa workforce foi espectacular. Para o ano cá estaremos para mais uma edição do Four Oceans.”

A próxima etapa do europeu decorrerá em Imessouane, Marrocos, nos dias 14 e 15 de Novembro.

Esta iniciativa foi organizada pelo Clube de Surf de Faro por delegação da European Surfing Federation e da Federação Portuguesa de Surf.

O evento foi transmitido em directo por webcast no site Conquilha.com.

Os patrocinadores foram a Câmara Municipal de Faro e a Oxbow. Foram parceiros da organização o Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia do Montenegro, Turismo de Portugal – Algarve e Instituto do Desporto de Portugal. Apoiam esta iniciativa a Red Bull, Santa Maria Náutica, Lufi, FKW, AKI, Hotel Faro, Hotel Ibis, Estalagem Aeromar, Hotel Dom José, SantaKiteSchool, SreetSurfing, Makeiteasy Algarve e Havana Club.

Fonte:
Conquilha

Sem comentários:

Enviar um comentário