segunda-feira, 23 de março de 2009

Miguel Mouzinho vence na Praia da Rocha


Miguel Mouzinho e Katherina Cardoso são os grandes vencedores da 2ª etapa do Circuito de Surf Algarve 2009 que decorreu este fim de semana, 21 e 22 de Março, na Praia da Rocha. Esta prova foi organizada pela Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão no âmbito do Março Jovem. O evento contou com 110 atletas inscritos.

O primeiro dia de prova foi marcado por ondas de meio metro de oeste apelidadas pelos locais de “mar de fora”. O mar apresentou-se mais consistente durante a manhã, tendo as condições vindo a piorar à medida que a maré descia no pico do molhe. Pelas 15:30 a organização terminou o dia de competição na expectativa de que domingo trouxesse ondas maiores.

Nas categorias principais, todos os favoritos passaram os respectivos heats excepto Miguel Veterano que caiu surpreendentemente no sábado. Em destaque esteve Yuri Wentik que se encontra pelo primeiro ano na categoria Open e terminou um dos seus heats em 1º lugar à frente do experiente Melvin Lipke.

No domingo, contra as previsões que indicavam ondulação maior para o pico do molhe da Praia da Rocha, o mar manteve-se com meio metro mas com consistência suficiente para a realização da prova vindo a apresentar melhorias para o final da tarde. Com ondas de sueste e vento sideshore fraco os heats de 20 minutos sucederam-se com 10 ondas pontuáveis e as melhores 2 a relevar para efeitos de classificação.

Ao início da manhã, a competição encontrava-se nos quartos de final Open e Sub 16, meias finais Feminino, final Sub 14 e final Sub 12.

Após algumas eliminações menos esperadas como Alexandre Botelho, a chegaram à final Miguel Mouzinho, Manuel João, João Serafim e Rodolfo Oliveira. Os dois primeiros destacaram-se da concorrência aproveitando os sets maiores para executar manobras fluidas que lhes valeram preciosos pontos. Miguel Mouzinho viria a não dar hipóteses a Manuel João com duas ondas de belo efeito projectando muita água no ar em sucessivas batidas na onda.

Mouzinho, que tem dominado de forma arrasadora a edição 2009 deste circuito, ganhou ainda um prémio monetário de €50 patrocinado pela Quinta Mata Mouros por ter realizado a melhor manobra desta etapa.

Na final feminina, Katherina Cardoso voltou às vitórias depois de ter dominado durante toda a temporada de 2008. A anterior líder do ranking Francisca Coutinho não conseguiu chegar à final o que deixou caminho aberto à vitória de Katherina. Diga-se que recentemente, esta surfista ascendeu ao 2º lugar do ranking do Nacional de Esperanças apresentando-se este fim de semana ao mais alto nível.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário