quarta-feira, 22 de abril de 2009

Começou o Estoril Quiksilver Pro


O Estoril Quiksilver Pro começou ontem com a participação de 128 dos melhores surfistas do mundo, numa etapa de seis estrelas a contar para o circuito mundial de surf. Com ondas de metro e meio e algum vento, os primeiros atletas entraram na água às 10 horas.

No primeiro dia de prova os portugueses Tomás Valente, Tiago Reis, David Raimundo, Nuno Silva, Robertson Gonçalves e Frederico Morais apesar de se terem empenhado durante os 25 minutos de cada bateria, não conseguiram passar à ronda seguinte. Melhor sorte tiveram Luis Castanheira, David Luís e o local César Rosa.

Vasco Ribeiro, um dos participantes mais novos e um dos mais recentes elementos da equipa Quiksilver, mostrou a força de campeão nacional de sub-14 e sub-18: "Correu bem. Apanhei boas ondas que me deram alguma confiança e força para conseguir passar para a fase seguinte", disse o atleta.

Em destaque esteve também Joackim Guichard. O vice-campeão do Estoril B! Pro Júnior, que terminou no domingo, regressou ao Guincho com mais força e qualidade, conseguindo uma das notas mais altas do dia, 8.50, que lhe garantiu o lugar na ronda de 96 surfistas.



As atenções voltaram-se de seguida para Tim Boal, o primeiro atleta do WCT a entrar no campeonato, que decidiu viajar para Portugal à última hora, depois de chegar da Austrália. "Ter vindo foi a melhor decisão. Aproveitei para treinar e acabei por conseguir apanhar ondas muito boas", referiu depois da sua excelente prestação.

Curiosidade do dia foi a participação do brasileiro Tinguinha Lima, de 45 anos. O ex-atleta do top 45, que reside agora na Praia das Maçãs, mostrou uma excelente performance e um grande à vontade com as ondas da linha.

Com a segunda ronda a começar ao final da tarde, Tiago Pires entrou em acção logo na primeira bateria. Sendo um dos melhores atletas nacionais mostrou o bem porque está no World Tour, e passou com vantagem para a fase seguinte.

António Pedro, responsável da Alfarroba, considera que este primeiro dia do Estoril Quiksilver Pro não podia ter corrido melhor: "Estamos com óptimas condições e surf de alta qualidade. Ao contrário do ano passado, temos muitos portugueses a competir, o que me deixa muito satisfeito, assim como a participação de cinco atletas do ASP World Tour".

Hoje o campeonato continua no Guincho, com o melhor do surf mundial. Em Carcavelos, está a estrutura principal do campeonato, onde continuam a decorrer diversas actividades que animam visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário