segunda-feira, 27 de abril de 2009

Marco Silva vence 1ª etapa do Circuito de Surf de Peniche 2009


Domingo, 26 de Abril, 2º dia de competição na 1ª etapa do Circuito de Surf de Peniche 2009, na praia de Supertubos, amanheceu com ondas de metro e meio e vento off-shore, prometendo um dia de tubos e boas prestações.

E a verdade é que foi isso mesmo que aconteceu, com os surfistas empenhados na procura das ondas mais tubulares, sendo Dane Hall, surfista inglês residente em Peniche e atleta do PPSC, quem mais espetáculo deu neste particular, com dois grandes tubos no seu heat dos ¼ final, sendo também um dos destaques da prova ao alcançar as finais quer em Júnior, quer na competitiva categoria OPEN.

A categoria Júnior, depois de já disputadas as duas mangas da primeira fase no dia anterior, entrou neste dia nas meias-finais e finalizou com António Ribeiro na primeira posição, seguido de Dane Hall, joão Durão e António Faria.

A Categoria Masters (Over-35) novidade no circuito deste ano, com o objectivo de trazer às provas a ‘velha’ geração do surf, podendo ter na praia durante cada prova os mais novos e os mais velhos surfistas, num ambiente de saudável confraternização. E esse ambiente foi traduzido em boa disposição, mas também numa luta acesa pela competição. Na final, Jorge Cação, foi melhor que a concorrência deixou para trás o Acácio Grandela ‘Lelé’, que entre Open e Masters surfou em 6 baterias! Em 3ª e 4º lugar ficaram Valeriano Pego ‘Valara’ e o António Leopoldo, respectivamente.

Na grande final OPEN, disputada já com a maré um pouco cheia, não haviam tantas ondas tubulares mas, ainda assim, foi uma final disputada até à última onda. Acabou por ser uma final disputada porque o Marco Silva conseguiu, de forma inteligente, numa situação em que tinha a prioridade no heat, ‘sacar’ uma interferência ao inglês. Dane Hall, que após a interferência fez a melhor onda da bateria (7,25), para juntar ao 5,00 pontos que já detinha ficava assim com score de 9,75, dado que, com a interferência a pontuação da sua segunda melhor onda é reduzida para metade. Ainda assim liderou a bateria durante algum tempo, enquanto o Marco Silva precisava de uma onda de 4,90 pontos para passar para primeiro. O Marco conseguiu depois uma onda de 5,00 pontos que o colocou na frente com score de 9,85 (5,00+,85) pontos. Até final, o Dane não encontrou a onda certa para obter o 5,20 pontos que precisava, e terminou em 2º lugar, sendo Marco Silva o grande vencedor desta etapa.

Notícia completa AQUI
Jornal de Peniche (edição on-line) - 27-Abr-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário